
A resposta a essa pergunta explica por que o traje clássico do Capitão América tinha botas de cano dobrado, como aparece no filme Capitão América: o primeiro vingador (2011).
A modinha não começou com ele. Na verdade, o modelo das botas dobradas do Capitão América (que estreou em dezemebro de 1940) já era usado por outros super-heróis dos quadrinhos, como o Capitão Marvel (de fevereiro de 1940) – que viria ser Shazam em 1953 – e o Marvel Boy (de junho de 1940).
Essas botas passavam a ideia de bravura e aventura, pois eram típicas de três figuras romantizadas no imaginário popular: piratas, mosqueteiros e cavaleiros.
Botas de montaria se prolongavam acima dos joelhos, para proteger as pernas do cavaleiro quando estivesse montado. Para caminhar, encurtava-se o cano, dobrando-o.
Elas não têm lá muito uso para homens do mar, mas o filme O capitão Blood (1935), protagonizado por Errol Flynn, fez um sucesso danado na década da criação dos primeiros super-heróis em quadrinhos, popularizando as chamadas botas de pirata.
O figurino do filme foi inspirado nas ilustrações do Book of pirates (1921), do escritor e ilustrador estadunidense Howard Pyle, que desenvolveu suas próprias ideias de roupas de pirata se baseando no povo romani.
No mundo real, os antigos piratas trajavam roupas bem diferentes. Na capa do livro ‘Historie der Boecaniers, of Vrybuyters van America’ (História dos bucaneiros da América), de Alexandre Olivier Exquemelin, publicado em 1700, há gravuras de verdadeiros bucaneiros (piratas do Caribe), calçando sapatilhas. 🤗
Mas as botas de pirata ficaram tão pop que até outros super-heróis usaram – e a gente adora!
📚 Referência: The authentic eyewitness image of the real buccaneer, por Benerson Little, no seu blogue homônimo (out. 2015).
Deixe um comentário